PorkWorld - O Mega Portal da Suinocultura Brasileira

Zinpro: Microminerais impactam na reprodução animal

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017 às 12h57

Zinpro: Microminerais impactam na reprodução animal

Estudos revelam que problemas inflamatórios, estresse e alimentação inadequada estão relacionados a problemas reprodutivos em animais.

Qual a relação entre o estresse e a baixa taxa de fertilidade? Diversos estudos já levantaram elementos que compõem essa equação, mas é de conhecimento que fatores agressores que levem ao estresse e inflamação interferem negativamente no desempenho de machos e fêmeas, tanto em humanos quanto nos animais. O que fazer, então, para minimizar estes impactos e melhorar o desempenho reprodutivo? Uma das respostas para esta pergunta pode ser respondida por Ton Kramer, Gerente Comercial de Suínos, da Zinpro Performance Minerals®, que propôs o debate “Impacto do estresse e dos processos inflamatórios no desempenho reprodutivo”, apresentado no IV Congresso Ibero-americano OIPORC e VI Congresso Internacional de Suínos, realizado em Lima, no Peru, no último mês. O evento, que teve a participação de mais de 600 profissionais da área, tem como principal objetivo ser um ambiente de debate para que sejam discutidos os principais temas que se conectam com o desenvolvimento do setor de suinocultura da América e países Ibéricos.

Para desenvolver seu trabalho, Kramer partiu da percepção de que, em muitos casos, os animais apresentam baixo desempenho reprodutivo, mas esse fator não está associado a problemas no aparelho reprodutor. “Nos últimos 20 anos, tem-se observado que existe correlação entre transtornos psicológicos, estresse, inflamação e desempenho reprodutivo”, pontua o palestrante. A apresentação se valeu de diversas referências bibliográficas para compor seu campo teórico e fornecer uma base para análise das informações coletadas. Dados de 2007 mostravam, por exemplo, que de um universo de 3.158 fêmeas descartadas, 85% apresentavam ovários normais, ao mesmo tempo que 13% possuíam lesões nos ombros e, em 80%, foram detectadas lesões nas patas traseiras. Em dados de 2014, de 502 fêmeas descartadas, 75% apresentavam úteros sem nenhuma irregularidade e 54% tinham ovários em condições ideais. Estes dados incentivaram Kramer a investigar 2.660 fêmeas, de 30 granjas e 8 estados brasileiros, das quais 99% apresentaram lesões nos cascos e 30% das porcas, lesões severas.

Kramer propõe um programa para solucionar a questão, com base em identificar, controlar, corrigir e prevenir os problemas inflamatórios e estresse, considerando ações envolvendo genética, sanidade, manejo, ambiente e nutrição. Para esse último item, o palestrante orienta que “os microminerais zinco, manganês, cobre, selênio e cromo, além das vitaminas A, E e C, funcionam como agentes antioxidantes, reduzindo o impacto dos processos inflamatórios e, assim, melhoram a resposta fisiológica dos animais”. Estudo utilizando cromo-metionina em vacas, no verão, por exemplo, por aproximadamente dois meses, no pico da lactação, aumentou o consumo de alimentos e a qualidade do leite: gordura, proteínas e total de sólidos. Outros estudos apontam, que zinco tem influência direta em múltiplos aspectos do sistema imunológico, incluindo hematopoese, resposta imune e imunidade inata. Redução dos níveis de zinco, aumento de citocinas e outros mediadores inflamatórios e o estresse oxidativo acarretam em diversas enfermidades crônicas. Assim, ajustes nos níveis de zinco devem ser feitos para garantir efeitos preventivos e terapêuticos.

Kramer concluiu que o crescimento e a reprodução, processos fisiológicos ligados ao sistema imune, sofrem distúrbios com inflamações e estresse que acometem animais. “Quando o sistema imunológico se ativa para combater esses problemas, ele acaba utilizando energia que seria distribuída pelo sistema reprodutivo, acarretando em um pior funcionamento desse sistema. Além disso, quando há inflamações e lesões, a tendência é que aconteça uma diminuição da ingestão de alimentos, que diminuem a quantidade de nutrientes disponíveis para a reprodução”, salienta. Por isso, além da prevenção de lesões, inflamações e situações de estresse, a suplementação de microminerais e vitaminas é fundamental para manter o bom funcionamento do sistema reprodutor e prevenir quedas do seu desempenho.

XVIII Congresso Abraves - Ton Kramer e Livia Mendonça Pascoal, ambos membros da diretoria da Associação Brasileira de veterinários Especialistas em Suínos – Abraves, aproveitaram a participação  no IV Congresso Ibero-americano OIPORC e VI Congresso Internacional de Suínos para promover o XVIII Congresso Abraves, que acontecerá nos dias 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções de Goiania, GO. Informações sobre o congresso podem ser obtidas através do site do evento (www.abraves2017.com.br), pelo telefone (62) 3241.3939 ou pelo e-mail abraves2017@gmail.com.

Sobre a Zinpro Performance Minerals - A empresa está há quase 50 anos no mercado de minerais de performance, desenvolvendo seus produtos com base em pesquisas de desempenho animal, garantindo ao produtor melhor retorno sobre o investimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira